A APTETI (Associação Portuguesa dos Técnicos de Tintas) nasceu no final de 1992, no dia 10 de Novembro.

Realizámos o nosso 1º Seminário, em Lisboa, no hotel Tivoli, no dia 6 de Maio de 1993, com o patrocínio exclusivo da Hoechst Portuguesa e da sua representada BYK Chemie, o que, na vida da Associação, constituiu um importante marco histórico.

Desde então, têm sido realizados muitos Seminários, em parceria com vários Fornecedores e Fabricantes de Matérias Primas, que com os seus Técnicos Especialistas têm ministrado o seu Saber através destes Encontros de Formação.

Em 22 de Setembro de 1997, na Assembleia Geral da UATCM (União das Associações os Técnicos de Tintas de Cultura Mediterrânica) por ocasião da realização do Congresso Eurocoat 97, em Lyon, França, a APTETI foi aceite como Membro desta União, tendo sido efectuada a sua entrada oficial, no ano seguinte, quando teve lugar em Barcelona a EUROCOAT 98, durante a Assembleia Geral da UATCM, em 2 de Outubro de 1998.

– Em 26 de Outubro de 1999 a APTETI promoveu, com a UATCM, as I Jornadas Técnicas em Portugal, denominadas: I Jornadas Pintumed, subordinadas ao tema: “A Indústria das Tintas e o Ambiente”.
– Em 22 de Outubro de 2002 realiza as II Jornadas Pintumed sob o tema: “A Indústria das Tintas no Início do Século XXI”
– Na EUROCOAT 2001, a Presidente da APTETI, Eng.ª Isabel Romão participou neste Congresso com Presidente de Honra, tendo, por isso integrado várias actividades, nomeadamente discursos nas Sessões de abertura e de encerramento.
– A 15 de Março de 2005 realiza as III Jornadas Pintumed, sob o tema geral: “Mudanças no Mercado das Tintas, Reparação e Renovação de Edifícios”
– A 17 de Março de 2009 realiza as IV Jornadas Pintumed, no Centro Cultural de Belém sob o tema geral: “Novas Tecnologias no Mercado das Tintas”
– A 25 de Maio de 2012 realiza as V Jornadas Pintumed, no Parque das Nações, sob o tema: “Tintas & Desenvolvimento. Perspectivas a curto prazo”.
– A 1 de Outubro de 2015 realiza as VI Jornadas Pintumed, na Pousada do Freixo, na cidade do Porto, com o tema: “O Futuro das Tintas, Ameaças e Oportunidades”.